sexta-feira, abril 03, 2009

Depois de novo "assalto", Tribuna da Imprensa sonega pagamento a jornalistas

Texto do Sindicato dos Jornalistas

Mais uma vez, jornalistas da Tribuna da Imprensa ficaram sem parte dos salários que estão atrasados há seis meses. Na terça-feira, dia 31, quando foram receber o pagamento por uma edição especial do jornal, produzida em 19 de março e publicada no dia seguinte, souberam que o dinheiro, R$ 30 mil, tinha sido levado horas antes por um assaltante armado com uma pistola. O homem saltara da garupa de uma moto e rendera os três empregados que acabavam de chegar ao jornal, na Rua do Lavradio, com a quantia retirada em uma agência do Bradesco, na Avenida Mem de Sá.

Revoltados com o fato, que serviu de pretexto para o jornal adiar mais um pagamento parcial de salário, os jornalistas decidiram retirar do ar o portal da Tribuna on-line, que vinham mantendo atualizado, na esperança de ver o jornal recuperado financeiramente e também para garantir seus empregos. A notícia do assalto desestimulou a maioria dos jornalistas e dos empregados do jornal. Nesta quinta-feira (2), eles divulgaram um “Documento-Denúncia” no qual lançam duras críticas ao dono da Tribuna, o jornalista Helio Fernandes, responsabilizando-o pelo atraso de seis meses no pagamento dos salários e o não recolhimento do FGTS desde 1995.

Esta é a segunda vez em pouco mais de três meses que os empregados da Tribuna ficam sem dinheiro por causa de um assalto. Entre o Natal e as festas de final do ano passado, em assalto ocorrido em circunstâncias semelhantes, os ladrões levaram R$ 50 mil, que minutos antes tinham sido retirados da mesma agência bancária. 

Nas duas ocasiões, os empregados encarregados de retirar o dinheiro do banco eram da área administrativa, fizeram o percurso a pé e estavam sem escolta. A agência do Bradesco, na Mem de Sá, está localizada a cerca de 300m do prédio da Tribuna. Os jornalistas souberam por outros empregados que os dois assaltos haviam sido registrados na 5ª DP, na esquina da Rua Gomes Freire com a Rua da Relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com