domingo, maio 02, 2010

Nunca houve uma mulher como Veluma...

Grata surpresa abrir a revista "Domingo", do JB, em meu PC, e encontrar foto (no alto) da lindérrima Veluma ilustrando pub de uma loja de roupas para, digamos, gordinhas, a Quantamaria, com sede em Ipanema. Quem curtiu os anos 70 - mesmo nas páginas das revistas, como eu, que nasci em 64 - lembra do sucesso que fez a Veluma nas passarelas do Brasil. Aí, fuçando, como sempre, encontrei outra foto da bela (a de baixo), agora ao lado do inesquecível Markito e da Glorinha Kalil que, na época, era dona da Fiorucci. A Livia Mund também está na foto - lembra da Lívia Mund?
Veluma incendiou o mundo da moda na época mais efervescente do Rio. Eram: ela, a Brunet, a Vick Schineider, a Monique Evans, e mais, e mais. Tantas divas e apenas um "divo", Zee Nunes, hoje talentosíssimo diretor de desfiles. Ah, Regina Guerreiro pontificava como rainha número 1 da editoria de moda, na Vogue (o atual "editor de moda" da revista, Giovani Fração, não havia sido admitido seu carrega-bolsa - para logo traí-la, o que não é assunto de agora).
No mundo da moda carioca, percebe-se que uma modelo é sucesso quando se conhece os nomes de alguns travestis do bafão da Lapa. Nos shows de transformismo de por aí, me conta a Dilminha Pão de Ló, a turma vai ao delírio, quando sobre o palco surge uma negra varapau chamada Veluma.
Veluma é tudo.

4 comentários:

  1. vc lenbra das top do rio eu as de sp,, lembra da luci planet,samia maluf, renata mesquita,fatiminha muniz freire,,, todas loiras e chiqquerrimas,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena contigo amigo, con el rollo de todas rubias (loiras e chiquerrimas!!!)
      Eres un racista, pobre y despechado....Tanto las loiras, morenas, las negras y etc. son bellas, porque el que vale es la persona en su esencia y no su Color de piel!

      Excluir
  2. Li tudo s/Veluma e concordo sim com os elogios feitos a ela.Veluma na passarela era d+!!!!No back stage era um problema insoluvel.Veluma era terrivel!rsrsrs.As citações as outras modelos da época achei super validas com excessão da Brunet q naquela época era só modelo da Valisere(calcinhas e soutiens)Nunca enfrentou passarela.ñ *batia um bolão não*Era do 3* time mesmo...José Augusto Bicalho

    ResponderExcluir
  3. Veluma era tudo pra mim, meu referencial de beleza quando garota, era a única negra! Realizei meu sonho quando formanda em estilismo pelo Senai Cetiqt em 1997 ela desfilou pra mim. Amo Veluma pra sempre

    ResponderExcluir

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com