terça-feira, abril 22, 2014

O comentário racista da Glória Maria no Esquenta


Glória Maria, a onipresente jornalista global, foi ao "Esquenta", da Regina Casé, no último domingo.
Conversa vai, saracoteio vem, ela e a anfitriã conversaram sobre a festa de batizado do Roque, novo filho adotivo da Regina com o produtor Estêvão Ciavatta - que nome.
.
Regina então pediu que a colega de emissora repetisse algo que uma das suas (da Glória) filhas gêmeas teria dito logo após chegar em casa, depois do referido rebu batismal.
.
Glória contou: a menina se disse tão alegre,e se mostrava tão excitada, porque imaginava que a festa "só teria gente branca", surpreendendo-se com a quantidade de negros presentes.
.
Fico aqui, encasquetado com os meus botões, e com sangue de negão correndo nas veias, confabulando: e se o comentário fosse exatamente o contrário? Digamos que um filho do Rodrigo Hilbert dissesse que ficou feliz porque só tinha branco em uma festa, e a compridona da Fernanda Linda revelasse o fato no programa da Fátima Bernardes...
.
Achei puro racismo da Glória ao dizer-se "emocionada" com a declaração da filha, logo ela, que ocupa um lugar de destaque na cena televisiva brasileira.
.
Se a menina disse isto mesmo, era o caso de a mãe, tão viajada e bem relacionada, explicar que não há diferença entre negros e brancos, que todo mundo é de uma mesma raça de humanos. Agora, enxergar algo de "sobrenatural" no "preconceito" da filha, a ponto de revelá-lo em cadeia nacional, só faz a gente aqui do blog desconfiar que a poliglota tem complexo de inferioridade.
.
ATUALIZAÇÃO DAS 22h34:
Uma amiga no Facebook me lembra que a Glória "ainda disse que a filha vive no mundo dos brancos"...

Um comentário:

  1. Não é a questão de ser preconceituosa, mas temos essa questão da identificação. Você até pode ter sangue negão, mas sua pele não é preta. Às vezes é complicado estar em um local em que você é o ponto de referência como um careca ou o mais gordo. Além do que, foi o comentário de uma criança não de uma adulta descolada como a Glória. Claro que a Casé sensacionalisa qualquer comentário. Porém, há coisas que só um autêntico, 100% negão de raiz entende.

    ResponderExcluir

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com