domingo, julho 13, 2008

Um domingo com Diana Vreeland


Como toda legítima editora de moda (não essazinhas brasileiras que não distinguem uma passamanaria de um cachecol, só têm olhos para o próprio umbigo e usam bonés para esconder o cocuruto depenado, como o Giovani Frasson - o que é o Giovani Frasson? E duvido que o nome dele seja este), ela não era fácil: uma de suas manias era de que suas assistentes mais próximas usassem bijuterias barulhentas e enormes, com guizos, para que sempre soubesse quando estavam por perto.

Odiava reuniões, pois as achava inúteis. Dava ordens por meio de telefones e memorandos ditados às assistentes. Ganhava um salário altíssimo, tinha um motorista para buscá-la todos os dias, e um crédito ilimitado para comprar as roupas que quisesse. Era realmente uma mulher de estilo.

Feia que só ela - dizem que passou maus bocados na infância e adolescência, porque sua mãe e irmã judiavam dela por causa da feiúra -, resolveu seu complexo quando casou com Thomas, o homem mais lindo que conhecera, segundo suas próprias palavras.

O que se espera da figura de uma editora de moda? Antes de mais nada, estilo. Ela criou um estilo só dela. Cabelo preto sempre no mesmo corte, preso atrás das orelhas, batons e esmaltes vermelhíssimos, da mesma cor de seu apartamento e escritório na "Vogue", e sempre impecavelmente vestida. Em 1989, chegou ao fim da vida de maneira trágica. Pobre e cega na cama, recebia a visita diária de um amigo, que lia as notícias e lhe contava as novidades da cidade. Sobre a cegueira, corre a lenda de que teria comentado, sarcasticamente: 'Meus olhos se cansaram de ver coisas bonitas'.

.

.

PS. Com a colaboração de um "Anônimo" do Orkut.

.

.

PS2. Uma pergunta que não quer calar: quem, da imprensa carioca, está no HD do Eike Batista?

.

.

PS3. Aliás, sobre bonés, me disse o homem mais elegante do Brasil, Fernando de Barros, flanando comigo pelas ruas de New Orleans, nos anos 90: são horrendos. Fernando detestava bonés. "Nunca use um boné, Márcio"! - me ordenou.

.

.

PS4. Agora me conta se você já imaginou ver a Iesa Rodrigues dentro de um vestido igual a este da Diana, na foto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com