segunda-feira, março 07, 2011

O Carnaval na terra "do Eike Batista"...









São João da Barra, Norte do RJ, apregoa ser dona do "melhor Carnaval do interior do estado". É lá que o Eike Batista injeta seus milhões em um complexo petroquímico, e ergue a chamada "Cidade X".
.
Eike no pedaço é adorado e, inclusive, ganhou uma marchinha que diz assim: "É Eike, é Eike, é Eike Batista, esse cara é bom e tem jeito de artista".
.
Mas o Carnaval é o seguinte: se resume em desfiles de blocos com abadás e trios elétricos, além de na rivalidade de duas escolas de samba, o Chinês e o Congos.
.
A cidade vive em função disso o ano inteiro, uma parte torce para o Chinês, outra para o Congos. E, detalhe, não há competição no desfile, nenhuma sagra-se campeã do Carnaval porque, caso contrário, acabaria em morte. Isso mesmo. É como Garantido e Caprichoso em Parintins, Flamengo e Vasco no Rio. Mas é preciso seguir à risca o cronômetro do desfile, quem atrasa perde um naco da subvenção oferecida pela Prefeitura.
.
O detalhe é que ambas dão show de luxo na passarela do samba local, nada menos que a principal e única avenida da cidade. Muitos destaques saem de lá para ajudar as escolas do Rio a brilhar.
.
No comando das agremiações, nada de bicheiros, mas fazendeiros ricos (os donos da vodca Kovak, cuja indústria fica no local) gente simples, costureiras, donas de casa. E essa mesma turma se enfrenta nas arquibancadas, quando do desfile, uma chochando a escola da outra, voz alta, engraçado observar...
.
O Carnaval em São João da Barra tem um aura de romantismo já inexistente no RJ. Ah, mas já foi seduzido pelos camarotes para "Vips" (Elymar Santos e Alexandre Pires entre eles, este ano) cheios de mordomias.
.
Algumas fotos (do Congos) feitas com o celular.
.
.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com