quinta-feira, setembro 10, 2015

Com vocês, o Castelo Hearst!

(ou A tia Serpa crente que está abafando...
.
O Castelo Hearst foi projetado pela arquiteta Julia Morgan, profissional bem conhecida no início do século 20 por seu estilo épico californiano. Inicialmente, a intenção de Hearst era construir um bangalô. Porém, Morgan o persuadiu a construir algo bem maior, no singular estilo renascentista, que era raro na época, nos Estados Unidos.
.
Hearst era um famoso colecionador de arte e de antiguidades, e muita gente acredita que ele construiu uma casa gigantesca para abrigar sua coleção. Por exemplo: na sua sala de cinema particular, as paredes eram  forradas com as capas dos livros raros que ele colecionava. Uma das piscinas cobertas mais espetaculares construídas na época, a Piscina Romana, teve como modelo os luxuosos banhos romanos.
A Piscina Romana é adornada com milhares de mosaicos folheados a ouro e decorados com topázios, imitando as antigas edificações semelhantes. Esta é apenas uma das duas piscinas da propriedade. A outra é uma piscina ao ar livre, inspirada na arquitetura de Roma e Grécia antigas, e uma das mais bonitas do mundo.
.
O Castelo Hearst possui mais de 56 dormitórios, 61 banheiros, 19 salas de estar e se estende por aproximadamente 5 km2 de jardins, piscinas ao ar livre e coberta, quadras de tênis, uma sala de cinema, um campo de pouso para aviões e helicópteros e o maior jardim zoológico particular do mundo
Nos anos 1920 e 1930, os convites para recepções no Castelo Hearst era disputadíssimos. Randolph Hearst era uma importante figura nacional, o influente proprietário das maiores cadeias de jornais em circulação da época nos EUA, “The San Francisco Examiner” e o “The New York Journal”.
.
Muitos políticos e artistas de Hollywood hospedaram-se no castelo, tais como Charlie Chaplin, Cary Grant, Clark Gable, Charles Lindbergh, Calvin Coolidge e Franklin Roosevelt, entre outros. Os convidados participavam de jantares formais e, durante o dia, eram deixados à vontade para usufruir dos confortos do local, como piscinas, jardins e a presença de zebras que circulavam livremente pela propriedade.
.
Quando a propriedade foi construída, foi também equipada com sua própria força policial e serviço de bombeiros, de maneira que, em caso de emergência, não era preciso esperar pelos serviços públicos de prestação de socorro. Havia também uma usina de eletricidade particular, construída para fornecer eletricidade ao castelo. Na verdade, a maioria dos lustres e candelabros do local exibe lâmpadas sem proteção porque a eletricidade ainda era novidade na época.
.
A Piscina de Netuno é o ponto alto da propriedade, oferecendo uma vista espetacular das montanhas, oceano e da casa principal. O pátio da piscina exibe a fachada de um templo romano inteiro, juntamente com outras belas esculturas.
.
A Piscina de Netuno foi refeita três vezes, até que Hearst ficasse satisfeito com o resultado. Em consequência de seus caprichos, o magnata não viveu para ver a conclusão de sua propriedade, que levou um período de 30 anos para ser construída.
.
 Após o falecimento do multimilionário, em  1951, a Hearst Corporation doou a propriedade ao estado da Califórnia, reservando à Família Hearst o direito de usá-la sempre que assim o desejasse. O castelo atualmente é um museu, mas os herdeiros continuam a utilizar uma determinada casa como refúgio particular.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com