
Ivetona não fez por menos. Até onde contei, foram cinco ou seis roupas. Se é que alguém estava preocupado com isso. Ah. Detalhe importante: todos os looks foram feitos por Alexandre Herchcovitch, para desgosto do Tufvesson. Baiana com tudo em cima e a cabeça em dia, a gata mandou alguém decorar seu camarim com fotos do Cristo Rendentor – mais carioca, impossível.
Quem pensa que Ivetona mandou pedir 25 mil toalhas brancas, um milhão de garrafas de garrafas d’água Perrier e um campo de futebol no camarim, como fazem as grandes “estrelas” de por aí, está enganado. Decorado com a simplicidade-marca-da-baiana, seu ambiente reservado para antes e depois do show não tinha nada de escalafobético, apenas algumas almofadas, uns sofás brancos, e só. Acessível como ela só, foi aí que a Ivete ficou pê da vida quando soube do festival de caras e bocas e egos inflados protagonizado pela “promoter” Carol Sampaio - pode chamá-la de Carol SEMpaio - e pela assessora de imprensa Renata de las Couve, da empresa Impress, que não deram atendimento digno a algumas figuras cariocas, subiram no salto alto, mas logo naufragaram na tal da insignificância. “Quem são as duas, elas são famosas aqui no Rio, são, meu rei”? – perguntou a cantora depois do show, para logo ficar tranqüila ao saber que ninguém as conhece - foi um acidente de percurso da produção.
Ivete nos bastidores é aquele azougue que todo mundo conhece em cena aberta, talvez por incansáveis sessões de esteira e musculação, mas sem a encheção de saco de um “personal trainer”. Antes de começar o show, não cansava de se levantar da “chaise longue” e caminhar até o fundo do palco para, escondidinho, ver o povão começando a chegar. Ansiosa, perguntava sem parar a seu irmão empresário Jesus Sangalo (este nome é um achado): “vem muita gente, vem, meu rei”? Ele apenas sorria. Sabe o diamante com o qual cresceu na Bahia, com o qual passou grandes barras (vendiam quentinha na infância-adolescência) e pelo qual dá a vida hoje, porque se amam como poucos. É Ivetona olhar, para o Jesus entender, e vice-versa.
A produção montou um vídeo com imagens de “amigos” (mas com muitos colegas) desejando tudo de bom à baiana. Dizem que foi surpresa, que Ivete não sabia, e pelo chororô que se instalou no momento em que a gata assistiu, acho que ela ignorava a função mesmo.
A cena da Ivetona só foi terminar lá pelas quase três da manhã, já que o tal apagão atrasou, e ainda teve a obrigação de a cantora repetir algumas músicas por ordem do diretor do DVD. Mesmo assim, após o balaco, ela mudou de roupa, pôs sandálias de dedo e deu uma entrevista coletiva retumbante: divertida, inteligente, sem pedestal. Foi aí que a baiana anunciou que vai entrar para o “hall” da fama do Maracanã, que tal?
Uma semana inteira de ansiedade, contou Ivete. Ela é profissional a ponto de querer saber de todos os detalhes, ainda que confie cegamente no irmão – nem todo mundo tem um Jesus para chamar de mano, né... Cantar no Maracanã era um sonho antigo, e entrando no paco ela atacou de “abalou, sacudiu, balançou de verdade”, o que fez o estádio tremer como num Fla-Flu- domingo-de-sol-com-Jorge-Ben-Jor-na-arquibancada. Sobre a morena, luzes cor-de-rosa.
Entre os cachorros-quentes e a pipoca servidos na “área vip”, salvaram-se todos da sede-de-fama dos “promoters”. Meu Deus, o que era aquilo?
Até Xuxa foi. Com Sasha. E a loura mereceu da cantora um chamego especial: em cena aberta, Ivete agradeceu a presença da rainha e dedicou a ela a música “Doce mel”, suscitando zum-zum-zuns, como sempre.
Ivete cantou “Corazón Partío”, com Alejandro Sanz, e abalou Bangu. Piadista, nos intervalos de uma ou outra música, porque se tratava de uma gravação, e às vezes os ajustes demandavam tempo, descontraía a multidão com suas histórias ou cantava um ilariê fora do roteiro.
Feito um rastilho de pólvora, um boato de que a baiana está grávida tomou de assalto a “área VIP”. Perguntada na entrevista de logo depois da cena, Ivetona negou. Quando parei de contar, estava na 25ª música. E Ivete atenta feito um canário belga às sete da manhã, piando por alpiste. Desviei minha atenção, quando a linda Grazzielli, ex-BBB, foi embora mais cedo, antes de o show acabar. É que o namorado ficou em casa, com febre.
Preta Gil, depois da cantora, era talvez a mais animada da noite. A rainha da bateria da Mangueira estava a mil por hora, e esquentava as turbinas para ainda dar uma passadinha na quadra da verde-rosa - bater o cartão de ponto, porque caso contrário leva falta.
Carolina Dieckman com aquele semblante parecido com o do figurinista do Jô – comeu e não gostou. Que será que se passa na cabeça da Carolina Diekman? Pensa tratar-se de uma Nicole Kidman? Cartas para a redação. A faixa de homem mais bonito da noite, emitida pelo colunista, foi parar nas mãos do ator Max Fercodini. Não havia concorrente à altura.
Beth Carvalho foi com a filha Luana. Ivete ainda cantou com Samuel Rosa, do Skank, e com Buchecha. Descontraída, refez cabelo e maquiagem em pleno palco, para loucura geral da platéia. Na hora do apagão, trouxe a banda para o centro do palco, fez uma oração e seguiu para o camarim. Foi atendida logo depois, e adentrou de novo o tablado cantando a música “Conquista”.
Entre os chamados vips, ainda, a lista de presenças é grande: Mariana Ximenez ganhou a faixa (também emitida pelo colunista) de a mulher mais bonita. Samara Felippo, que tem um dentista de Niterói na fila de pretendentes, declarou que só Ivete Sangalo a “tira de casa”, porque, todo mundo sabe, a Samara agora faz a linha “low profile” – ah, bom. Thiago Lacerda e Vanessa Lóes, depois de um longo inverno, agora vivem no verão da gravidez e estavam cheios de amor para dar, dançando coladinho, Nem aí para a “promoter” Carol Sampaio, que teimava em pedir “uma foto” ao lado dos belos. Uma “promoter” cafona, pelo que se percebe.
Nívea Stelman, outra que faz a linha “low profile”, mas vai até a batizado de cachorro em shopping de Brás de Pina, é uma mulher de oportunidades e logo fisgou por uma noite o ator Thiago Rodrigues, unanimidade do bem no Projac, estrela da atual novela das oito. Nívea garantiu as fotos das revistas e dos jornais durante a quinzena.
Karina Bacchi, a dona do piercing mais íntimo da temporada, tendo exibido o acessório nas páginas daquela revista de mulheres peladonas, também foi e dançou tanto, que parecia uma loura do tchan. Passando as festas de fim de ano no Rio, madame Suzana Werner, mulher do goleiro Julio César, do Milan, chegou da Itália e lá estava a loura, sacolejando o esqueleto e contando os minutos para ir ao camarim dar uma beijocas na amiga – se conhecem há muito (desde aquele meu tempo com Ivete na casa do Marcio Garcia).